quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Kefir

Durante séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas. Neste artigo, irei abordar os seus principais benefícios para a saúde.
É um produto de leite fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem gosto de iogurte bebível.
A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores nutricionais podem variar com base no leite do qual ele é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo (1).
Ele é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.
Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir par:
  •         Impulsionar a imunidade;
  •         Tratar doenças Inflamatórias do Intestino;
  •         Construir Densidade Óssea;
  •         Lutar contra alergias;
  •         Melhorar a digestão da lactose;
  •         Matar o Fungo Cândida;
  •         Desintoxicar o organismo.
E estes são apenas alguns dos benefícios de consumir kefir diariamente. 

Benefícios do Kefir Leite para o Emagrecimento


Muitas pessoas perguntam quais são os benefícios do Kefir para o emagrecimento: será que tem alguma relação? Na verdade, sim. Por ser pouco calórico, o kefir representa um auxilio na dieta e pode ser consumido a vontade por não ter carboidratos. Além disso, ele tem as vantagens do leite, que são:
Menos fome durante o dia: O kefir pode ajudar a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo – especialmente em pessoas que estão iniciando uma reeducação e precisam de um aliado.
Mais força para os treinos: Por ser rico em cálcio, o kefir ajuda a proteger os ossos e trazer mais força aos músculos na hora do treino. Isso faz com que ele seja um alimento excelente para ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino. Além disso, como dissemos lá em cima, o kefir promove uma melhora do sistema digestivo, fazendo com que haja menos retenção líquida e menos acúmulo de gordura.

Onde encontrar o Kefir de Leite?


O kefir tem como principal característica sua proliferação rápida e acentuada. Por este motivo, é comum que muitas pessoas doem seus grão e ajudem vizinhos e interessados em cultivá-los em casa. Nossa dica é procurar em sites ou em grupos do Facebook por região: é bem simples encontrar e aproveitar todos os benefícios do kefir. Se infelizmente sua cidade é de difícil acesso e ainda não há ninguém próximo que tenha os grãos para doar, você pode optar por lojas online. Cuidado apenas com a procedência e pesquise antes de comprar.


Modo de Preparo do Kefir de Leite



INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de Grão de Kefir
  • 1 litro de leite (com lactose)

MODO DE PREPARO

  1. Adicione 1 colher de sopa do grão de kefir em 1 litro de leite em uma garrafa de vidro
  2. Tampe com um papel toalha e prenda a garrafa com um elástico para que o papel não se desprenda
  3. Leve essa mistura para um local bem escuro e fresco como o armário, por exemplo
  4. Deixe fermentando por 48 horas no mínimo e 5 dias no máximo. Há também quem deixe por 24 horas para benefícios específicos
  5. Depois de fermentado, coe com um coador de plástico, pois o kefir não é resistente à outros materiais
  6. Deixe sair todo o soro e está pronto seu próprio kefir